As imagens foram feitas usando um microscópio eletrônico.
Este tipo de microscópio utiliza feixes de elétrons que interagem
com os átomos da borda dos objectos a serem escaneados aumentando-os
de 25 vezes (a capacidade de uma lupa) a 250.000 vezes, como
resultado, traz imagens de altíssima resolução como as que serão
mostradas neste post.
Hemácias:
Nessa foto, temos a impressão de olharmos para um monte de balas, mas na verdade, olhamos para o tipo de célula mais comum do corpo humano. As hemácias tem como função transportar oxigénio por todo seu corpo. Ao nível do mar, mulheres tem de 4 a 5 milhões delas por mm³, homens de 5 a 6 milhões aproximadamente.
Além da estética, o cabelo apresenta no nosso corpo a função de isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. A imagem abaixo retrata a ponta de um cabelo. Quem sabe usando um bom shampoo e um bom creme, você não evita que seu cabelo fique como o da foto.O
Tudo no seu corpo e tudo aquilo que você pensa e faz é controlado por intérmedio deles. No cérebro de um ser humano saudável, são encontrados aproximadamente 100 bilhões deles. Esse número vai diminuindo no decorrer da vida, principalmente se a pessoa faz uso constante de álcool, cigarro e drogas (algumas não precisam de uso constante para dizimar os neurónios aos milhões).
Imagine poder olhar sua orelha bem de perto. É isso que você veria. Estas células são as responsáveis pela aderência de finíssimos fios de cabelo que detectam o movimento provocando pelas vibrações das ondas sonoras.
O nervo ótico é cego, pois nele não existem receptores de luminosidade, mas é através deles que a sensação da visão é passada para o seu cérebro. A imagem a cima retrata os vasos sanguíneos que nutrem o nervo (em preto na imagem).
A imagem mostra uma papila gustativa e o pedão da língua que a cerca. Na sua língua existem aproximadamente 10.000 papilas gustativas. São elas que detectam se um alimento é doce, azedo, salgado ou amargo.
É melhor você escovar bem os seus dentes após as refeições. Com essa aparência, imagina o que não fica preso aí.
Lembra-se da imagem que mostrava as hemácias de maneira uniforme? É nisso que uma hemácia se transforma quando é capturada numa rede pegajosa (de fibrinogenio) para ajudar a formar um coágulo. A célula branca é um leucócito (célula de defesa do corpo).
Esquisito né? Mas é por causa do alvéolo que as hemácias tem oxigênio para transportar pelo seu corpo. É nessa estrutura estranha que ocorrem as trocas gasosas do nosso corpo, aquela história de sai gás carbônico, e entra oxigênio, lembra?
Você diria que essas células um dia já foram iguais às de cima? Nesta imagem, células esbranquiçadas e deformadas devido ao câncer de pulmão.
As vilosidades aumentam a superfície de contacto do intestino delgado, ajudando a aumentar a absorção dos nutrientes dos alimentos.
Aqui um óvulo fecundado, ovo ou zigoto (lembra dessa?). A membrana representada em roxo, é a zona pelúcida, e em vermelho, células coronárias.
Aqui estão espermatozóides tentando fecundar um óvulo já fecundado. É cada coisa… Ô seus cabeçudos, a zona já fechou!
Parece o fim do mundo, mas é um embrião humano que foi fecundado a 5 dias. O embrião e os espermatozóides estão em rosa, a cauda dos espermatozóides em verde e o azul são as junções comunicantes (gap), aquelas que formam conexões entre as células.
E o ciclo da vida se repete. Nesta foto, um embrião humano com 6 dias de idade está começando a etapa em que se “implanta” no endométrio, camada de tecido que recobre o útero.
0 Desabafaram aqui:
Postar um comentário