Fontes naturais de vitaminas e minerais, as frutas alimentam, ajudam a diminuir a gordura na dieta e a controlar o peso corporal. Ainda fornecem mais energia e resistência, além de auxiliar o funcionamento do intestino. São alimentos praticamente perfeitos? Sim, quando consumidas com parcimônia. Porém, se houver exageros, podem também engordar.
Segundo a nutricionista Patrícia Realino Guaitoli, muitas pessoas ignoram que as frutas contêm carboidratos e, algumas, gorduras. Mas essa é a realidade.
"A maioria, é bom registrar, tem pouca gordura e calorias e proporcionam sensação de saciedade. Daí o motivo de os nutricionistas incentivarem constantemente o aumento do consumo por quem está seguindo um planejamento alimentar com o objetivo de manter o peso ou de emagrecer. Elas devem ser consumidas como um complemento, entrando no lugar de pães, chocolates, e outros".
Patrícia pondera que as frutas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa, pois garantem o equilíbrio da dieta. O consumo diário recomendado é de 3 a 5 poções, as quais não devem ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. É que esses não oferecem os mesmos benefícios.
Devido a todos os aspectos saudáveis, muitas vezes a fruta é associada a dietas para emagrecer. A nutricionista alerta que não é recomendável substituir as grandes refeições (almoço e jantar) por nenhuma fruta.
"O ideal é que sejam consumidas nos lanches e como sobremesa, em substituição aos doces mais calóricos", afirma.
O potencial de saciedade, entretanto, se perde quando a fruta é utilizada em sucos, já que a quantidade de fibras é menor que a da fruta in natura.
Frutas que "engordam" e frutas que "emagrecem"
Menos calóricas: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia.
Valor calórico intermediário: abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina.
Mais calóricas: abacate, açaí, banana, caqui, cereja, coco, goiaba, maracujá e a uva.
Mais calóricas e com maior teor de gorduras: abacate, açaí e coco - sendo que o coco possui a maior quantidade, o açaí a menor, e o abacate contém uma quantidade intermediária de gordura por 100g.
Mais calóricas e com maior teor de carboidratos: o açaí é o campeão na quantidade de carboidratos por 100g, seguido pela banana, cereja, maracujá e caqui.
Redação UOL.
1 Desabafaram aqui:
boas dicas, vou tentar colocar em pratica.
Postar um comentário