quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Imagens revelam histórias por trás da ciência.




Estas micrografias mostram detalhes de uma semente da flor Estrelítzia (Strelitzia reginae), também conhecida como ave do paraíso. A planta tropical é original da África do Sul, mas também é bastante comum no Brasil. Ela dá uma flor alaranjada e roxa, que lembra uma ave exótica.



Neste ano, 19 novas imagens - quase todas microscópicas - foram escolhidas, por sua contribuição para comunicar o fascínio da ciência. Aqui se vê a reconstrução das vilosidades do intestino delgado de camundongos. Elas aumentam a superfície do intestino para ajudar na digestão.


As imagens selecionadas permanecerão em exposição até o ano que vem, explicando as histórias por trás das fotografias. Nesta foto é possível ver um óvulo humano no momento em que espermatozoides tentam fecundá-lo. A foto foi tirada durante um tratamento de inseminação artificial.


Especialistas acreditam que as detalhadas fotos são um grande instrumento para explicar a ciência, permitindo a visualização de um conceito que parece abstrato. Essa foto mostra células da bolha de uma queimadura na pele. A queimadura foi causada por sopa quente derramada sobre a mão.



Esta ilustração mostra um coração mecânico ligado a tubos e válvulas de instrumentos musicais. O coração foi, originalmente, desenhado a lápis e colorido por computador. As válvulas foram criadas a partir de fotos de instrumentos de metal, como trompetes, e foram coladas digitalmente.



Esta foto mostra uma única célula de câncer de pulmão. A área roxa mostra protuberâncias na membrana de plasma da célula, causadas pela separação desta membrana do citoesqueleto. Essas protuberâncias têm importante papel em uma série de processos celulares.



Esta imagem mostra cristais de aspirina. O analgésico é amplamente usado para aliviar dores e como anti-inflamatório. Ele também é conhecido por suas propriedades anti-coagulantes, impedindo que as plaquetas formem coágulos e 'afinando' o sangue.

Leia Mais AQUI.

0 Desabafaram aqui:

Postar um comentário